O azeite é um tipo de gordura utilizado desde a antiguidade, tendo um lugar de destaque à mesa dos portugueses, e é um dos produtos principais que compõem uma dieta mediterrânica. A sua constituição química, assim como as suas qualidades nutricionais e organoléticas, fazem com que o mesmo tenha uma posição privilegiada entre todos os óleos e gorduras alimentares, com benefícios evidentes para a saúde, comprovados por inúmeros estudos.
Categorias de Azeite
Para existir uma classificação diferenciadora entre os azeites é necessário realizar uma análise química e organolética. Após garantida a sua genuinidade, os azeites, são classificados quanto à sua qualidade, podendo integrar as categorias de:
- Azeite Virgem;
- Azeite Virgem Extra;
- Azeite Lampante.
- Azeite Virgem
Os azeites virgens são os azeites obtidos a partir do fruto da oliveira, exclusivamente através de processos mecânicos ou físicos, em condições que não provoquem uma alteração ao produto, e que não tenham sido submetidos a outros tratamentos.
Este tipo de azeite pode ser consumido cru, mas tem também uma boa utilização para confecionar alimentos, para marinar ou para fazer refogados, assados e sopas.
O azeite virgem tem boa qualidade, sabor e cheiro a azeitona sã e acidez igual ou abaixo de 2%. O azeite virgem é frutado, e poderá apresentar alguns erros de transformação provocados pela degradação das azeitonas antes da extração.
- Azeite Virgem Extra
Os azeites classificados como virgem extra estão associados a um azeite de maior qualidade, produzido através de azeitonas de boa qualidade, do qual se espera um sabor e aroma a azeitona sã, mas também delicado. Este tipo de azeite deverá ser frutado e não pode apresentar erros de transformação.
A acidez dos azeites com esta categoria é igual ou inferior a 0.8 %, sendo obtido diretamente do fruto da oliveira através de processos mecânicos ou por outros processos físicos, mas em condições que não alterem a sua composição.
Este tipo de azeite é perfeito para temperar, podendo ser consumido a cru, em doces e alguns molhos, sendo que os azeites virgem extra de sabores mais suaves são ideais para temperar saladas e alimentos com sabores suaves. Já um azeite virgem extra com sabores intensos é mais indicado para alimentos com um sabor mais intenso.
- Azeite Lampante
Este tipo de azeite é considerado um azeite de menor qualidade, que só pode ser comercializado após ser submetido a um processo de refinação, que permite eliminar as características indesejadas, como a elevada acidez, maus cheiros ou sabores anormais. O azeite refinado pode então ser lotado com azeites virgens (virgem ou virgem extra), resultando daí o terceiro tipo comercial designado simplesmente por Azeite, com uma acidez não superior a 0.3%.
O Bagaço da Azeitona
O bagaço de azeitona é um subproduto resultante da produção do azeite, composto pelos epicarpos, resíduos da polpa e fragmentos do caroço da azeitona, podendo ser sujeito a tratamentos com solventes ou a processos físicos para a extração da gordura excedente, o óleo de bagaço de azeitona bruto. Este último, por sua vez, pode passar por um processo de refinação, dando origem ao óleo de bagaço de azeitona refinado, em que o seu loteamento refinado com azeites virgens origina o óleo de bagaço de azeitona.
Categorias de Azeite

Reflexão
Pode-se concluir que as categorias que podem ser encontradas à venda são: Azeite Virgem Extra, Azeite Virgem, Azeite e Óleo de bagaço de azeitona.
Um fruto único, como a azeitona, pode gerar um produto de alta qualidade, o azeite virgem, com diferentes categorias entre si e com particularidades distintas, quer em termos de acidez, aromas e qualidades, bem como subprodutos de óleo de bagaço de azeitona e o azeite lampante.
Na hora de escolher entre qual o tipo de categoria de azeite a comprar, o consumidor deve ter consciência das diferenças, vantagens e desvantagens entre cada uma das categorias de azeite, para desta forma utilizar este produto de forma mais eficiente.
Referências
- Azeites e sua Classificação. (n.d.). Autoridade de Segurança Alimentar e Económica. https://www.asae.gov.pt/newsletter2/asaenews-n-108-julho-2017/azeites-e-sua-classificacao-.aspx
- Azeite virgem extra, qual escolher? (n.d.). DECO PROTESTE. https://www.deco.proteste.pt/alimentacao/produtos-alimentares/guia-de-compras/como-escolher-saborear-conservar-azeite
- Silva, T. A. (2009). Azeites virgem extra comerciais: composição em compostos voláteis e relação com parâmetros químicos de qualidade. https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/81534/2/37304.pdf
- Rodrigues A. I. (2012). Influência da luz nos parâmetros químicos de qualidade em azeites monovarietais. http://rdpc.uevora.pt/bitstream/10174/14863/1/VERSAO%20FINAL.pdf