Artigos

Variedades de Azeitona

A azeitona

A azeitona é um fruto carnudo, que pode ser de formato ovoide, oblonga ou subglobosa. O seu endocarpo e mesocarpo são de estrutura rígida, formando um caroço lenhoso/ósseo onde fica alocada a semente. Este fruto é de pigmentação inicialmente verde, em que ao longo da sua maturação atinge uma coloração púrpura ou negra.

Detém em média uma massa compreendida entre 1.5 e 12 g, sendo que estes valores variam de acordo com a variedade de azeitona. A sua polpa, que corresponde à parte carnuda, compreende entre os 70% a 80% do fruto. Possui uma quantidade média de azeite de 20% do seu peso, dependendo este valor também da variedade da azeitona.

As azeitonas diferenciam-se entre si pelo seu formato, peso, textura, aroma, sabor e na sua destinação, quer seja para produção de azeite ou azeitona de mesa.

Neste artigo serão apresentadas as principais variedades de azeitona, desde a região de Trás-os-Montes, de Portugal em geral, dos principais produtores a nível Mundial como Espanha e Itália, e ainda mais algumas variedades a nível mundial.

Variedades na região de Trás-os-Montes

A olivicultura tem um elevado significado económico, social e paisagístico, sendo uma atividade de grande importância e de tradição na região de Trás-os-Montes. Nesta região continua a ser predominante o olival tradicional, com baixos níveis de produção, principalmente derivado à dificuldade de implementação de um sistema de rega, limitando desta forma altos rendimentos.

Os terrenos inclinados e solos mais pobres, contribuem também para esta baixa produção, dificultando a mecanização neste tipo de agricultura.

As variedades de azeitona predominantes nesta região são:

Variedades de azeitona em Portugal

 

Em Portugal, cerca de 96.4% da azeitona que é produzida é destinada à produção de azeite, enquanto que os restantes 3.6% destinam-se a azeitona de mesa. Os níveis de produtividade média de azeitona em Portugal tem vindo a aumentar, tendo quadruplicado em apenas 18 anos, passando de cerca de 0.5 toneladas por hectare de olival no ano de 2000 para 2 toneladas por hectare no ano de 2018.

Além das variedades encontradas na região de trás os montes, ao longo do país podem ainda verificar-se a existência de outras variedades de azeitona como:

Variedades de azeitona em Espanha

Em Espanha, maior produtor a nível mundial, cultivam-se mais de 200 variedades de azeitonas. Cada uma proporciona sabores e aromas únicos.

Estas são apenas algumas das mais de 200 variedades que são cultivadas em Espanha:

Variedades de azeitona em Itália

Para além do reconhecido vinho e da gastronomia, Itália também é notória pela produção de azeite, sendo o segundo maior produtor mundial de azeite, logo atrás de Espanha.

A principal característica do azeite italiano está associada à sua diversidade, pelo facto de Itália apresentar mais de 350 variedades diferentes de azeitona, conferindo a cada azeite um sabor único.

Variedades de azeitona no Mundo

Possivelmente ultrapassa o valor de 5.000 a quantidade de variedades de azeitona diferentes que estão espalhadas pelo planeta. Somente para a sua transformação em azeite existem cerca de 2.000 variedades  distintas.

As variedades são influenciadas pelas características de cada região, em que cada uma conta com um terroir diferente, ressaltando-se assim a importância que as condições do solo e do clima exercem na constituição e no temperamento de cada azeitona.

Apresentam-se agora, mais algumas variedades de azeitona, de outras partes do mundo, com a sua região de referência e as suas características:

Reflexão

De acordo com a maioria dos consumidores, existem apenas dois tipos de azeitonas: a preta e a verde. No entanto, como se pode verificar ao longo do artigo, todas as azeitonas são numa fase inicial verdes e lentamente se transformam em tons arroxeados, antes de amadurecer completamente e se tornar num tom preto escuro.

Pode-se concluir que ao longo do planeta são variadíssimas as quantidades de variedades diferentes de azeitonas, e que as mesmas têm um impacto diferente no azeite, desde a cor, aroma e intensidade.

O terroir que cada região do planeta tem, influencia as características deste fruto, e consequentemente do azeite, como produto final, em que determinadas variedades se desenvolvem mais facilmente em regiões nas quais tem um clima e solo mais adequado a esse determinado tipo de fruto.

Referências
Fechar

Azeite Virgem Extra 5 L

26.00
Os nossos azeites Seiras de origem de olivais tradicionais, Azeites Virgens / Virgens Extra Convencionais, tem como um sistema de produção agrícola baseado em boas práticas agrícolas, com gestão racional dos recursos naturais e privilegiando a utilização dos mecanismos de regulação natural em substituição de fatores de produção, contribuindo, deste modo, para uma agricultura sustentável. Compra mínima de 2 unidades
Fechar

Azeite Virgem 5 L

21.00
Os nossos azeites de olival tradicional, Azeites Virgens / Virgens Extra Convencionais, tem como um sistema de produção agrícola baseado em boas práticas agrícolas, com gestão racional dos recursos naturais e privilegiando a utilização dos mecanismos de regulação natural em substituição de fatores de produção, contribuindo, deste modo, para uma agricultura sustentável. Compra mínima de 2 unidades
Sold out
Fechar

Azeite Virgem Extra Intenso 500 ML

9.00
Os nossos azeites de olival tradicional, Azeites Virgens / Virgens Extra Convencionais, tem como um sistema de produção agrícola baseado em boas práticas agrícolas, com gestão racional dos recursos naturais e privilegiando a utilização dos mecanismos de regulação natural em substituição de fatores de produção, contribuindo, deste modo, para uma agricultura sustentável. Mínimo 12 unidades
Fechar

Azeite Virgem Extra Médio 500 ML

8.00
Os nossos azeites de olival tradicional, Azeites Virgens / Virgens Extra Convencionais, tem como um sistema de produção agrícola baseado em boas práticas agrícolas, com gestão racional dos recursos naturais e privilegiando a utilização dos mecanismos de regulação natural em substituição de fatores de produção, contribuindo, deste modo, para uma agricultura sustentável. Compra mínima de 12 unidades